Os efeitos de brincadeiras ativas sobre a função executiva de crianças com desempenho escolar inferior
Por Marcela Brandão Dias (Autor), Tárcio Amancio do Nascimento (Autor), Gustavo Lira Guedes (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
a melhor maneira de desenvolvermos os potenciais cognitivos de crianças em idade escolar é criando estímulos novos e diferentes. As brincadeiras são um forte aliado nesse sentido, favorecendo o processo de aprendizagem. Aulas de reforço com brincadeiras ativas em crianças com baixo rendimento escolar foram capazes de melhorar a leitura e desempenho escolar geral. Objetivo: verificar os efeitos de brincadeiras ativas com engajamento cognitivo sobre o controle inibitório (CI) de crianças com desempenho escolar inferior. Referencial teórico: o CI é uma função executiva considerada essencial para um bom desempenho acadêmico, definido como um importante mecanismo de orientação da atenção. Materiais e métodos: o estudo quase-experimental foi realizado com 20 crianças (♂= 9 ♀=11, 9,5 ± 0,9 anos e 16,4 ± 2,7 kg/m²), estudantes do 4º ano do ensino fundamental, da rede pública de ensino do DF. Após autorização pelos pais e responsáveis, foi realizado o Teste de Desempenho Escolar (TDE) que avalia aritmética, leitura e escrita, para classificar as crianças com o desempenho escolar inferior (≥101pontos). O CI foi mensurado pelo teste computadorizado Stroop GO/No-go, no qual era necessário combinar a cor de um retângulo com a palavra escrita, com etapa congruente (fácil) e incongruente (difícil). As aulas de educação física com engajamento cognitivo envolveram os conteúdos de português e matemática além de habilidades motoras fundamentais, e ocorreram por um período de 3 meses, (2x semana, 60minutos, 172,8 ± 16,31 bpm). A ANOVA MISTA de medidas repetidas foi aplicada para a análise de tempo de reação (TR) (2 momentos pré e pós x 2 congruências), já a quantidade de erros (QE) foi analisada pelo teste de Wilcoxon, também foi calculado o tamanho do efeito da intervenção (Cohen d). Resultados e Discussão: houve redução significativa entre pré (964,3 ± 93,2ms) e pós-intervenção (893,5 ± 88,3ms) no TR da etapa incongruente do teste de Stroop Go/No-go (p=0,005). O efeito da intervenção foi considerado como grande (d= 0,8). As crianças erraram menos na etapa mais difícil do teste de CI pós-intervenção (4,3 ± 3,2erros) em comparação ao pré (7,1 ± 4,2 erros; p=0,04). Brincadeira praticada em intensidade moderada à vigorosa é capaz de trazer benefícios para as funções executivas que são processos centrais para uma melhor experiência do aprendizado. Conclusão: três meses de aulas de educação física com engajamento cognitivo promoveu melhor controle inibitório em escolares com desempenho escolar inferior.