Os Efeitos de Um Programa de Atividades na Coordenação Motora de Crianças/adolescentes com Deficiência Intelectual Autor
Por Gabriel Cruz Correa (Autor), Bruna Cecim Souza (Autor), Romina Karla da Silva Michiles (Autor), Jaqueline Monique Marinho da Silva (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor), Cleverton José Farias de Souza (Autor), Larissa Melo Cardoso (Autor), Beatriz Peres da Silva (Autor).
Em 11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um programa de atividades motoras na coordenação motora de crianças/adolescentes com deficiência intelectual (DI). A pesquisa desenvolveu-se no Programa de atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE). A amostra foi composta por 13 adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária entre 12 e 17 anos, diagnosticados com DI comprovado por laudo médico. Foi utilizado a bateria de testes motores (Köperkoordinationtestfür Kinder – KTK), aplicada antes e após intervenção motora com duração de 30 semanas (60 sessões com duração de 75 minutos/dia, duas vezes por semana).De modo geral, os participantes apresentaram uma discreta melhora, alguns permaneceram com a mesma classificação, e outros atingiram o escore suficiente para mudar de “categoria”, demonstrando que o programa de intervenção aplicado exerceu um papel importante para a evolução na coordenação motora deste público.