Os Efeitos dos Diferentes Recursos Fototerapêuticos Sobre a Dor em Indivíduos Portadores de Síndrome do Impacto do Ombro
Por Anna Paula Guimaraes Souza Faria (Autor), Karina O. Martinho (Autor), Elirez B. da Silva (Autor), Estélio Henrique Martin Dantas (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos dos diferentes recursos eletrotermoterapêuticos - o laser As Ga, o infravermelho e a cinesioterapia na variável dor, em indivíduos com Síndrome do Impacto do Ombro. Participaram deste estudo um grupo de 103 indivíduos heterogêneos, de ambos os sexos, com idade entre 40 e 65 anos, voluntários da cidade de Viçosa, MG, com diagnóstico médico de Síndrome do Impacto do Ombro, e encaminhados à fisioterapia. O método utilizado para a mensuração da dor foi à escala CR10 de Borg. Utilizou-se a estatística descritiva com valores médios e desvio padrão e intervalo de probabilidade de 95% mínimo e máximo da média. Na estatística inferencial, os testes utilizados foram o Kruskal Wallis teste, seguido do Wilcoxon teste para identificar as diferenças significativas. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 0,05. Todos os testes pertencem ao programa Premier of Biostatistics Version 4.0, McGraw Hill 1996. Os resultados demonstraram que as três condutas foram eficazes para a diminuição da dor, nos indivíduos portadores de SIO.