Os Efeitos dos Exercícios de Força Muscular, Associados à Mobilização Articular, na Capacidade Funcional em Idosos com Osteoartrite de Membros Inferiores
Por Vivian Buenaga de Azevedo (Autor), Artur Henrique Buenaga de Azevedo (Autor), Raphael Di Marco Araujo Reis (Autor), Rafaella Fonseca Barroso (Autor), Luciano Camargo Moraes (Autor), Michele Hessel (Autor), Milena Carrijo Dutra (Autor).
Resumo
A força muscular e a mobilização articular concomitante a restrições intra-articulares são variáveis que se reduzem ao longo do envelhecimento, com isso, este estudo objetivou observar a influência da intervenção prática quando realizada apenas em uma vez por semana com exercícios de força muscular e flexibilidade, associados a mobilização articular, na capacidade funcional em idosos com osteoartrite. Trata-se de um estudo de campo com investigação e avaliação pré e pós-protocolos de intervenção. A amostra foi composta por 14 idosos sedentários, com histórico de osteoartite nos joelhos. Os instrumentos utilizados foram: anamnese, SFT- Senior Fitness Test (Levantar e Sentar na Cadeira) e TumedUpand Go – Sentado, caminhar 03m e voltar a sentar. (TUG). De acordo com os resultados obtidos nesta amostra, podemos afirmar que a metodologia aplicada neste estudo aumentou em 84,62% a força e resistência de membros inferiores dos idosos bem como, em 100% a mobilidade funcional. Conclusão: O treinamento de força, atrelado a mobilidade articular e alongamento, ainda que realizados apenas uma vez por semana, com 60 minutos por sessão, contendo no mínimo 03 meses de duração, apresenta influência positiva no ganho de força, equilíbrio, e velocidade de marcha de idosos com histórico de osteoartrite de joelhos.