Resumo

Objetivos:
Verificar o efeito do treinamento aeróbico no controle reflexo do sistema nervoso autônomo (SNA) em indivíduos hipertensos, especificamente aqueles exercidos pelos pressorreceptores arteriais e quimiorreceptores.

Métodos e Resultados:
Foi realizada uma revisão de literatura através da busca de referências nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no Portal Google Acadêmico com os descritores “hipertensão”, “exercício” e “sistema nervoso autônomo” nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados entre o ano 2000 e 2011. Como resultado parcial, foram encontrados quatro artigos sobre o tema sendo dois estudos experimentais e duas revisões de literatura. Estas referências apontam para uma melhora dos controles reflexos da pressão arterial do SNA e, consequentemente, do quadro de hipertensão arterial sistêmica (HAS).

Conclusão:
A partir das referências analisadas, percebeu-se que o treinamento aeróbico pode trazer melhoras no controle reflexo do sistema nervoso autônomo sobre a pressão arterial e, consequentemente, sobre o quadro de HAS.