Os Encontros e Desencontros Entre Esporte e Educação: Uma Discussão Filosófico-pedagógica
Por Paula Korsakas (Autor), Dante de Rose Júnior (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 1, n 1, 2002.
Resumo
A trajetória do esporte, dos tempos modernos à contemporaneidade, é o pano de fundo deste texto que busca discutir, com base em considerações filosóficas e pedagógicas, o seu papel como meio de educação na história recente da humanidade. Entendendo-o como um fenômeno sociocultural de múltiplos significados, propõe-se uma análise das diferentes abordagens pedagógicas do esporte infantil, contrapondo rendimento e autonomia como finalidades de diferentes práticas educativas. Ao refletir sobre a educação no século XXI, que já anuncia, não nas profecias, mas em estudos projetivos, as conseqüências negativas dos atos humanos orientados pelo individualismo para as próximas décadas. A pedagogia da autonomia é reconhecida como um caminho possível para o esporte assumir seu papel como meio de intervenção na realidade, na expectativa de que ele possa, num futuro próximo, refletir uma sociedade solidária.