Resumo


O  esporte  é  um  fenômeno  que  se  desenvolve  junto  da  sociedade.  O  esporte  moderno,  que  tem  suas origens no século XIX, transforma-se em um esporte contemporâneo e, com isso, novas práticas surgem e  os  praticantes  se  multiplicam.  Dentro  dessas  novas  práticas  podemos  citar  os  esportes  eletrônicos, chamados  de  e-Sports,  que  surgem  a  partir  dos  anos  1970,  com  o  fomento  de  competições  e  a profissionalização do jogo e dos jogadores. Desta forma, eles passam a adquirir características de esporte, fazendo com que a questão sobre os e-Sports estarem ou não dentro da definição de esporte começa a ser fomentada. Esta é uma questão polêmica, visto que ainda se tenta definir o esporte e os próprios e-Sports. Buscando fazer uma aproximação do esporte eletrônico com o fenômeno esportivo, este trabalho objetiva analisar os e-Sports através da lente esportiva, por meio do modelo analítico deMarchi Júnior, intitulado “Teoria dos 5 E’s”
 

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