Os E’s dos E-sports: Uma Análise Polissêmica do Esporte Eletrônico
Por Jéssica Barbosa Ferreira (Autor).
Resumo
O esporte é um fenômeno que se desenvolve junto da sociedade. O esporte moderno, que tem suas origens no século XIX, transforma-se em um esporte contemporâneo e, com isso, novas práticas surgem e os praticantes se multiplicam. Dentro dessas novas práticas podemos citar os esportes eletrônicos, chamados de e-Sports, que surgem a partir dos anos 1970, com o fomento de competições e a profissionalização do jogo e dos jogadores. Desta forma, eles passam a adquirir características de esporte, fazendo com que a questão sobre os e-Sports estarem ou não dentro da definição de esporte começa a ser fomentada. Esta é uma questão polêmica, visto que ainda se tenta definir o esporte e os próprios e-Sports. Buscando fazer uma aproximação do esporte eletrônico com o fenômeno esportivo, este trabalho objetiva analisar os e-Sports através da lente esportiva, por meio do modelo analítico deMarchi Júnior, intitulado “Teoria dos 5 E’s”