Resumo

Vivemos um período em que a mídia e algumas pesquisas indicam o crescimento da Educação Física no âmbito dos esportes de rendimento e também nos espaços do lazer. Por outro lado, observamos um crescimento reduzido em relação ao âmbito da Educação Física escolar, em especial no segmento do Ensino Médio. Apesar da Constituição Federal (BRASIL, 1988), da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio - Bases Legais (Brasil, 2000), das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Brasil, 2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio – Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (2007) mostrarem o caminho que devemos seguir, observamos que o contexto do Ensino Médio encontra-se distante dessas diretrizes, os alunos percebem a repetição das atividades, assim como a falta de relevância da disciplina no bojo do universo escolar. Diante desta problemática o presente estudo tem como objetivo verificar o interesse dos alunos em relação a pratica dos Esportes de Aventura no espaço das aulas de Educação Física escolar. A pesquisa possui características qualitativas, de cunho descritivo, a amostra foi formada por 25 alunos de um Colégio Federal, localizado na Cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Lagoa, a faixa etária entre 14 e 17 anos, freqüentando do primeiro ao segundo ano do Ensino Médio, sendo 12 componentes do sexo feminino e 13 do sexo masculino.

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