Os esportes nos diários de classe da escola de educação física (ufmg): entre 1970 e 1974
Por Gabriel Ferreira Costa (Autor), Christiane Garcia Macedo (Autor).
Em XIII Seminário oo CEMEF / III Encontro do gtt Memórias Da Educação Física E Esportes
Resumo
O esporte é uma prática corporal fortemente presente entre as disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física. Segundo Gonzalez (1999, p. 585), até a década de 1980 “o processo de ensino/aprendizagem nas disciplinas universitárias que tratavam sobre os diferentes esportes, centrava-se fundamentalmente pela aprendizagem procedimental das diferentes técnicas envolvidas nessas disciplinas desportiva”. O autor chama a atenção para as formas de avaliação que parecia se focar na formação de atletas. Tendo em vista esse contexto, o presente texto surgiu a partir do trabalho desenvolvido no acervo documental do Centro de Memórias da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com um projeto de extensão em um conjunto documental com 872 diários. Nosso objetivo é trazer alguns apontamentos das disciplinas de esporte ofertadas na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais entre os anos de 1970 e 1974, usando como principal fonte de pesquisa os Diários de classes da janela de tempo estudada. Considerando o que aponta Amâncio e Cardozo (2011), p. 171: “Desse modo, o Diário de Classe como fonte para o estudo da história oferece possibilidades e perspectivas, problemas e questionamentos, como de resto outras fontes, sempre lacunares”. Para realização deste trabalho foram estudados 410 diários divididos entre as seguintes matérias: atletismo, basquetebol, futebol, ginástica, natação, esgrima, boxe, judô, handebol e voleibol. Os diários são dos anos 1970 a 1974. Embora seu preenchimento não seja completo em alguns casos, neles estão escritos o plano de estudos contendo todo o conteúdo programático, assim como os temas das aulas e suas avaliações, sendo possível extrair informações suficientes para uma comparação de caráter abrangente.