Resumo

Este estudo, baseia-se nos estilos de ensino de Muska Mosston e nos anos dedicados à arte marcial chinesa.O objetivo é analisar as reações quanto a afetividade e oaprendizado dos alunos em cada estilo deensino pesquisado.A significância, estánapossibilidade dedesenvolver uma concepção deensino nas artes marciais chinesas.Limitando-se ao Centro de Esporte e Cultura Chinesa, praticantes de Pak Ton Long Kung-Fu, divididos em 3 grupos.Pesquisa de naturezaexperimental, de campoe descritiva, utilizando ficha deavaliação.No início da pesquisa, a primeira conclusão é que, para o aluno adaptar-se a qualquer estilo de ensino, precisa da pré-disposição.O tempo é fator importante, pois se tivesse maior duração, os resultados seriam outros, principalmente quando começa a independência pedagógica doaluno com o professor, com açõesde comparar, hipotetizar.O primeiro grupo, provou que a criança gosta de sentir-se importante e notada, adaptando-se melhor aos estilos com participação ativa do professor.Com alunos homogêneos em relação ao tempo de treinamento (1 ano), prova-se que na adolescência(segundo grupo) que desenvolvemos a importância pelo esporte, com grande motivação, preparo adquirido e assimilação dos diferentes estilos; noprimeiro grupo faltava maturidade e noterceiro grupo ocorria emmomentos desmotivação e até despreparo para realizar técnicas nunca vivenciadas.O grupo feminino não demonstrou grande assimilação, principalmente a partir da descoberta dirigida; ao contrário do masculino.Os estilos incentivadores à descoberta de conhecimento, relacionam alunos com maturidade , dissemimento e dedicação buscando além doconteúdo ensinado; os demais estilos os alunos desenvolvem apresentando motivação, ou visando apenas a defesa pessoal.