Resumo

Giulianotti (2002) afirma que o futebol é uma das grandes instituições culturais, como a educação e os meios de comunicação de massa, que formam e consolidam identidades nacionais no mundo inteiro. Esse esporte e seus processos de difusão e informação (instituições esportivas, mídias, literatura, cinema, lazer e análises acadêmicas) socializam valores, gostos e sentimentos que permitem ao indivíduo e às coletividades localizarem-se e identificarem-se num dado sistema social e cultural. A partir deste pressuposto, vários estudos no campo das ciências sociais1 foram realizados nas últimas três décadas, discutindo os processos de construção de identidades a partir do futebol e de outros esportes (DaMatta, 1982; Rosenfeld, 1993; Leite Lopes, 1994; Archetti, 1994, 1999; Murad, 1996; Guedes, 1998; Toledo, 2001; Helal, Soares & Lovisolo, 2001; Fiengo, 2000, 2003; Neto, 2002; Alabarces, 2002; Agostinho, 2002; Gastaldo, 2002; Damo, 2002 e outros).

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