Os Estudos de Gênero e Masculinidade e Seus Reflexos Para a Educação Física
Por Erik Giuseppe Barbosa Pereira (Autor), Vanessa Silva Pontes (Autor), Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro (Autor), Tânia Mara Vieira Sampaio (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 23, n 1, 2015. Da página 146 a 156
Resumo
As relações sociais de gênero podem reproduzir estereótipos, preconceitos, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que desvendam as visões dominantes sobre as relações entre homens e mulheres na sociedade atual. Este ensaio tem como objetivo refletir as identidades e os desdobramentos das masculinidades e feminilidades para a área da Educação Física. Pretendemos dar contributo ao meio acadêmico, com uma discussão ao alcance de propostas centradas na construção social das masculinidades e feminilidades a partir dos estudos de gênero. A literatura abordada permite inferir que deveria haver maior preocupação por parte dos estudiosos e professores com relação às questões de gênero no espaço da Educação Física, por este propiciar uma maior liberdade de ação e expressão lógico-crítica e a vivência plena da corporeidade humana.