Os Estudos de Lazer em Disciplinas de Cursos de Educação Física em IES de Santa Catarina
Por Sabrina Vicente Medeiros (Autor), Giorgia Enae Martins (Autor), Rafael Affonso Gaspar (Autor), Arthur Gaiarsa Lasagno (Autor), Rafael Loch Waltrick Goes (Autor), Carolina Noronha Fernandes (Autor), Bruno Bittencourt da Silva (Autor), Simone Goetz Malikoski (Autor), Ricardo Gesser da Costa (Autor), Filipi Flor Teixeira (Autor), Tiago Soares Gaspar (Autor), Gabriella da Silva Dutra (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O propósito desta pesquisa foi verificar a existência, condições de oferta, formas e conteúdos de tematização em disciplinas relacionadas aos Estudos do Lazer nos cursos de graduação em Educação Física em IES de Santa Catarina. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, cuja abordagem dos dados é feita através de estatística descritiva e análise de conteúdo. Conclui-se o estudo reconhecendo que os estudos do lazer estão presentes nos currículos de licenciatura e bacharelado; que as formas de tematização do lazer diferem pouco de um tipo de curso para outro; que predominam concepções dicotomizadas e utilitaristas de lazer.