Resumo
Analisa como as matérias publicadas na imprensa periódica, se dedicaram à vulgarização de eventos de Educação Física na América Latina, com o intuito de favorecer um projeto educacional pautado nas diferentes culturas (1888-1957). De forma particular, compreende-se o modo como os eventos latino-americanos contribuíram para o intercâmbio entre os articulistas desses países, fortalecendo a construção de um programa para a Educação Física. Assume como referência os pressupostos teórico-metodológicos da análise crítico-documental (BLOCH, 2001), da luta de representações (CHARTIER, 1990), o conceito de estratégias e táticas (2002) e a análise pela materialidade (CHARTIER, 1990). O processo de seleção do corpus documental centrou-se em matérias sobre os eventos de Educação Física na América Latina. Os 135 artigos mapeados se distribuem em: Revista Brasileira de Educação Física (90), El Monitor de la Educación Común (36), Ministerio de Educación y Justicia (2), La Educacion Nacional (2), Revista de Educación física (2), Boletín de Educación Física (1) e Humanidades (1). A dissertação possui três eixos de análise: a) analisar o intercâmbio entre intelectuais participantes de eventos realizados na América Latina, cuja finalidade era elaborar projetos formativos para a Educação Física; b) evidenciar a realização de eventos realizados na América Latina entre 1888 e 1957, evidenciando sua distribuição anual em meio a sua divulgação nos periódicos; c) investigar o intercâmbio entre os países latino-americanos em eventos, por meio da ocupação de cargos e a participação em mesas de discussões de trabalhos. O processo de investigação evidenciou o intercâmbio de ideias entre intelectuais da Educação Física nos eventos latino-americanos, movimento divulgado nos impressos que debatem temáticas dessa área. Esses encontros possibilitaram o fornecimento de bolsas de estudos, cursos de formação docente a participação em conferências, e a visita de professores a diferentes nações. Nas redes formadas pelos autores, identificamos um processo de internacionalização, que buscou promover o desenvolvimento da área, por meio de instituições de diversas nações, que enviavam seus representantes para participar das deliberações dos eventos. Com isso, participavam da elaboração de programas de ensino que consolidariam a Educação Física na América Latina, constituindo e compartilhando autoridade entre as organizações educacionais participantes.