Os Eventos Esportivos e a Indústria do Esporte
Por Paulo Henrique Azevêdo (Autor), Alexandre Lima de Araújo Ribeiro (Autor), Gisele Kede Flor Ocampo (Autor).
Em 9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte - GESPORTE
Resumo
Introdução: Uma vez que os eventos esportivos são capazes de transmitirem a emoção, superação, confraternização, respeito, disciplina e, principalmente, a felicidade que envolve o esporte, estes tornam-se instrumentos favoráveis ao crescimento e valorização do esporte. Objetivo: Analisar o crescimento dos eventos esportivos das modalidades Olímpicas no Brasil entre os anos de 2008 a 2016 identificando o grande mercado que os eventos esportivos oferecem. Metodologia: Esta foi uma pesquisa bibliográfica feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas. Foram pesquisados e analisados registros de órgãos responsáveis pelo esporte como confederações e entidades esportivas. Resultados: O Brasil realizou dentro da categoria Olímpica, de 2008 a 2016 mais de 7.000 eventos em 39 modalidades esportivas. Dentre estes 63% foram eventos estaduais e 18% nacionais. A região sudeste foi a maior realizadora de eventos esportivos, entre 2008 e 2016, na categoria olímpica desenvolvendo mais de 3.000 eventos. Só no ano de 2014 foram realizados 1.600 eventos sendo 64% estaduais. Conclusão: O esporte adquiriu um alto valor comercial, sendo visto e percebido como um produto rentável, atingindo o status de Indústria. Porém, o mercado de eventos esportivos é grande e ainda está em desenvolvimento, mas já se apresenta em quantidade suficiente para incentivar o esporte e melhorar suas condições no Brasil. Sendo assim, apesar dos eventos esportivos se apresentarem em diversas modalidades e em número satisfatório ainda há a necessidade da maior aplicação do marketing esportivo na Indústria do esporte em na busca de mais interação da sociedade com o esporte.