Os Exergames e a Educação Física Escolar na Cultura Digital
Por Ana Flávia de Oliveira Baracho (Autor), Fernando Joaquim Gripp Lopes (Autor), Márcio Roberto de Lima (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 34, n 1, 2012. Da página 111 a 126
Resumo
Os exergames são jogos eletrônicos que captam e virtualizam os movimentos reais dos usuários. Com o objetivo de discutir as perspectivas da utilização da virtualidade dos videogames na educação física escolar, participaram deste estudo 117 alunos de uma escola pública, com idade entre 13 e 14 anos. Os voluntários responderam a um questionário para identificar o nível de contato com as tecnologias digitais e, em seguida, relataram suas percepções sobre a vivência em dois jogos, o exergame e o real. Os resultados constataram a imersão dos estudantes na cultura digital e no processo de virtualização que lhe é típico, assim como apontaram algumas perspectivas de utilização crítica dessa nova linguagem, que pode ampliar e recriar as possibilidades das práticas e vivências corporais.