Resumo

Inseridos no sistema mais amplo de “eventos”, os “festivais” destacam-se como fenômenos sociais que podem fazer parte de diversas comunidades, estendendo o seu impacto aos indivíduos. O nosso foco tem sido direcionado especificamente para os festivais esportivos, com particular ênfase na vertente das experiências vividas. O objetivo deste estudo é identificar e examinar as experiências de um grupo de adultos que participaram num festival esportivo realizado na Áustria em 2019, com especial enfoque na exploração das possibilidades de lazer inerentes a tais eventos.
Metodologia/Abordagem: Neste estudo, empregamos uma abordagem de triangulação por meio do cruzamento de dados qualitativos derivados de diversas fontes metodológicas, abrangendo observação participante, entrevistas fenomenológicas e métodos visuais.
Originalidade/Relevância: O esporte tornou-se uma alternativa de lazer comum e, combinado com o turismo, tornou-se uma prática de lazer mais popular. Após uma revisão de literatura, reconhecendo a lacuna, este estudo buscou integrar a pesquisa qualitativa — especificamente uma abordagem fenomenológica — com foco particular na experiência vivida em um festival esportivo.
Principais resultados: Seguindo a Análise Fenomenológica, identificamos duas unidades de significado salientes e centrais para o objetivo deste artigo: A. “Uma grande viagem” e B. “Incorporação Temporal: Navegando em Momentos de Lazer como uma Experiência Comunal e Individual”.
Contribuições: Este estudo reforça o papel dos festivais de ginástica no desenvolvimento humano ao examinar as experiências vividas e seu potencial transformador em diversos grupos sociais. Ele se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, enfatizando o bem-estar, a educação e a inclusão por meio de experiências esportivas não competitivas.

Acessar