Resumo

Desde sua fundação, a Universidade de São Paulo (USP) tem a presença de docentes estrangeiros em seu quadro de funcionários, o que possibilita vivência do conhecimento multidisciplinar, conceito difundido nos campus da instituição. O intuito desta pesquisa foi verificar o quanto impactou nas práticas de lazer destes docentes a vinda deles para o Brasil, bem como sua permanência devido à oportunidade de trabalho na USP. Utilizou-se o método qualitativo, através da revisão bibliográfica para definição de conceitos e de dados históricos e, para a pesquisa de campo, utilizou-se o método da história oral, usando como ferramentas: o gravador nas entrevistas, caderno de campo e carta de cessão. Partindo da hipótese que, os hábitos de lazer destes docentes mudaram após sua vinda para o Brasil, verificou-se que, os hábitos praticados no país de origem acabam sofrendo mudanças significativas. Dentre as opções apontadas são: prática de esportes; atividades realizadas ao ar livre ou com a família; ir ao cinema; participação em festas e/ou baladas; comemorações folclóricas; visitas a museus, teatros e restaurantes; hábitos de leituras ou ouvir músicas. Alguns hábitos alteram-se, ao ponto, de não serem mais vivenciadas como: participação em festas e/ou baladas; atividades folclóricas; hábito da leitura e ouvir música. A prática de esportes e ir ao cinema torna-se uma vivencia mais frequente que praticar atividades ao ar livre.