Os Infográficos nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por: Laís Akemi Margadona, Marcos Américo, Marcus Aurelius Lopes Domiciano e Vânia Cristina Pires Nogueira Valente.

Políticas Públicas, Modelos de Negócio e Inovação em Ambientes Digitais, Esporte e Mídia.

Send to Kindle


Resumo

17 21 Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, SP Resumo O infográfico tem ganhado cada vez mais espaço como ferramenta de comunicação, extrapolando o seu uso inicial na mídia impressa e avançando para os formatos digitais. Dado o seu poder de síntese, a veiculação de informação por meio de imagens e esquemas propicia a fácil visualização e memorização dos dados, atingindo um público que se caracteriza pela leitura veloz e fragmentada. Nesse sentido, este trabalho apresenta a produção de infográficos voltados aos Jogos Olímpicos Rio 2016, dentro do ecossistema digital. A metodologia consistiu em coleta e análise de materiais retirados de nichos online, como sites de esportes, notícias, bem como o Guia Olímpico da revista VEJA e o especial de infográficos olímpicos publicado pelo Estadão online. O material coletado foi organizado em duas categorias principais, a saber: estatísticas de engajamento e informação esportiva. Como resultado esperado, este artigo apresenta um panorama da produção infográfica dos Jogos Rio 2016, oferecendo material para consultas e pesquisas posteriores, bem como reflexões sobre o uso do infográfico dentro do ambiente digital. 

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.