Os Infográficos nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Por Marcos Américo (Autor), Vânia Cristina Pires Nogueira Valente (Autor), Laís Akemi Margadona (Autor), Marcus Aurelius Lopes Domiciano (Autor).
Parte de Políticas Públicas, Modelos de Negócio e Inovação em Ambientes Digitais, Esporte e Mídia . páginas 311
Resumo
17 21 Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, SP Resumo O infográfico tem ganhado cada vez mais espaço como ferramenta de comunicação, extrapolando o seu uso inicial na mídia impressa e avançando para os formatos digitais. Dado o seu poder de síntese, a veiculação de informação por meio de imagens e esquemas propicia a fácil visualização e memorização dos dados, atingindo um público que se caracteriza pela leitura veloz e fragmentada. Nesse sentido, este trabalho apresenta a produção de infográficos voltados aos Jogos Olímpicos Rio 2016, dentro do ecossistema digital. A metodologia consistiu em coleta e análise de materiais retirados de nichos online, como sites de esportes, notícias, bem como o Guia Olímpico da revista VEJA e o especial de infográficos olímpicos publicado pelo Estadão online. O material coletado foi organizado em duas categorias principais, a saber: estatísticas de engajamento e informação esportiva. Como resultado esperado, este artigo apresenta um panorama da produção infográfica dos Jogos Rio 2016, oferecendo material para consultas e pesquisas posteriores, bem como reflexões sobre o uso do infográfico dentro do ambiente digital.