Resumo

Resumo: As mudanças técnicas organizacionais e econômicas destes últimos dez anos levaram os chefes de projetos e de empresa a substituírem progressivamente o termo "qualificação" pelo de "competência" para pensarem o problema dos ajustes das pessoas às tarefas ou aos objetivos; bem como a buscarem procedimentos ou modelos de avaliação dessas competências. Ora, se por um lado esta questão é legítima e se coloca além mesmo da conjuntura atual, por outro esta busca de procedimentos ou grades descontextualizadas, codificáveis e homogêneas é incompatível com a pluralidade de registros ou elementos que toda atividade de trabalho tenta articular. De fato esta comporta pelo menos três polaridades diferentes: o grau de apropriação de saberes conceptualizáveis, o grau de apreensão das dimensões propriamente históricas da situação e o debate de valores a que se vê convocado todo indivíduo num meio de trabalho particular. Há portanto uma heterogeneidade fundamental nos "ingredientes" da competência, relações dinâmicas entre esses ingredientes nunca verdadeiramente antecipáveis, e conseqüentemente pesquisas a serem conduzidas acerca dos procedimentos de avaliações diferenciadas, apropriadas à diversidade desses ingredientes. Palavras-chave: : Trabalho, qualificação, competência, mudanças técnicas organizacionais, gestão dos recursos humanos.