Os Jogos Cooperativos Como Conteúdo das Aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Por Antonio Valdir Tvoreck (Autor), Clóvis Marcelo Sedorko (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2018.
Resumo
Os Jogos Cooperativos fazem parte dos conteúdos da disciplina de Educação Física e representam possibilidades importantes e possíveis de serem utilizadas no ambiente escolar. Nesse contexto, esta pesquisa de cunho qualitativo e características descritivas apresentou como objetivo geral identificar se o referido conteúdo é utilizado pelos professores no desenvolvimento de suas aulas. A amostra final do estudo foi composta por 9 docentes e o instrumento utilizado na obtenção dos dados foi um questionário contendo 8 perguntas abertas relacionadas ao tema. Os resultados revelam que a maior parte dos entrevistados desenvolve os Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física, justificando sua abordagem devido às características inerentes a esses jogos, como a socialização e cooperação entre os educandos