Os Jogos da Minha Escola: Um Modelo Para Se Pensar o Esporte da Escola
Resumo
Em 2009, Lino Castellani Filho e Rafael Moreno Castellani lançavam“Os jogos de minha escola”. A questão central do livro, a “competiçãoescolar”, tornou-se a partir dos “Movimentos de Renovação da EducaçãoFísica” iniciados nos anos de 1980, um tema sensível. Parece-nos quehouve um problema entre apropriação teórica e mediação prática, quenão envolve, por suposto, somente leitura e aplicação. A mediação, istoé, formação profissional, política educacional, condições de trabalho,metodologia didático-pedagógica, entre outras, é fundamental. Dessamaneira, quase jogou-se a água do banho fora com o nenê (esporte)!Muito embora, um dos intelectuais contribuinte da “renovação crítica”da Educação Física e muito crítico ao esporte como ele é tivesse alertadoo espaço de contradição existente (BRACHT, 1997), isto é, o esporteeduca por várias formas e conteúdos, o que possibilita tanto a reproduçãoirrefletida como a crítica criativa, mas, atenção, o esporte continua sendouma criação moderna e burguesa, estes são os seus limites