Os jogos e as brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física: a pedagogia da rua transpassando os muros escolares
Por Elizaldo Inaldo da Silva (Autor), Leandro Pedro de Oliveira (Autor), Peterson Amaro da Silva (Autor), Breno Augusto Batista Silva (Autor).
Resumo
No presente trabalho, dissertamos acerca de uma experiência político-pedagógica, vivenciada junto a estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com a temática Jogos e Brincadeiras, em um colégio particular, localizado na cidade de Guarulhos/SP. Para apresentação e escolha da referida temática, utilizamos a proposta do Planejamento Participativo (PP). Ao utilizarmos o PP, possibilitamos que əs estudantes fossem autorəs/atorəs na construção da proposta pedagógica. No início do ano letivo, əs discentes foram convidadəs a refletirem e apontarem conteúdos que əs mesməs gostariam de estudar, aprender e vivenciar nas aulas de Educação Física (EF). Vale destacar que esse processo contou com a mediação e orientação do docente. Neste contexto, construímos a proposta pedagógica em comunhão e, como premissa, levamos em consideração o repertório de vivências/experiências dəs estudantes. Assim, levando em consideração o mundo vivido dəs aprendentes, nas primeiras aulas de EF, organizamos junto aos autorəs-atorəs, um quadro com alguns elementos culturais pertencentes a vasta gama de possibilidades da Cultura Corporal de Movimento (CCM), que seriam estudados e vivenciados por eləs nas aulas de EF ao longo do ano letivo. As manifestações selecionadas e escolhidas em coautoria entre educador e aducandəs, foram: Esportes, Práticas Corporais de Aventura, Lutas, Danças, Tênis de Mesa e os Jogos e Brincadeiras tradicionais. Durante a elaboração deste quadro de conteúdos, o docente propôs apenas um tema, enquanto os demais, foram propostos e apontados peləs alunəs. A sugestão apresentada pelo professor, foi o elemento cultural Jogos e Brincadeiras tradicionais, que teve como objetivo, possibilitar que əs aprendentes vivenciassem essas manifestações culturais, que envolvem inúmeras potencialidades, em destaque, o lúdico. Vale mencionar que chamamos os mesmos de Jogos e Brincadeiras tradicionais, pois consideramos que são tradicionais, porque fizeram e fazem parte da infância de um sem-número de pessoas, assim como fazem parte da cultura popular, que são transmitidəs pela oralidade, de geração pra geração, em especial, de pais e/ou responsáveis para əs filhəs.