Resumo

O voleibol é um esporte de alta complexidade e imprevisibilidade, contendo habilidades
motoras peculiares. No início da aprendizagem do voleibol, o professor deve propor aos alunos, brincadeiras lúdicas direcionadas para prática esportiva, respeitando o  esenvolvimento motor da criança, seus limites, de acordo com a sua faixa etária. Objetivo: O  bjetivo desse estudo foi avaliar os benefícios encontrados nos jogos lúdicos na iniciação do  oleibol para crianças de 8 a 10 anos. Método: Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão de literatura, utilizando as  eguintes bases de dados: Scielo, Lilacs, Bireme, SBU, Sportdiscus e livros publicados, com as  eguintes palavras chave: voleibol, pedagogia do esporte e iniciação esportiva. Resultados   discussão: Dentre os estudos analisados, podemos destacar a sistematização  o  oleibol a partir de suas determinantes técnicas para a execução do jogo, permeando os  métodos de ensino a partir da repetição do  ovimento/fundamento. Conclusão: Conclui-se que   aprendizagem do voleibol a partir do jogo mostra-se uma saída importante como possibilidade metodológica, pois, proporciona ao aluno as sensações contidas no jogo formal,  para criança que inicia neste esporte é imprescindível.

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