Os Jogos Pan-americanos Rio/2007 e o Agendamento Midiático-esportivo: Um Estudo de Recepção com Escolares
Por Cristiano Mezzaroba (Autor), Giovani de Lorenzi Píres (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 2, 2011. Da página 337 a 355
Resumo
Nesta pesquisa, caracterizada como estudo de recepção, analisamos como jovens estudantes compreendem e interpretam as estratégias de agendamento dos Jogos Pan-americanos Rio/2007. Para analisar os questionários-recordatários, os dados transcritos dos grupos de discussão e também do diário de campo, fizemos uso das técnicas da análise de conteúdo. Foram identificadas 5 categorias: Personagens do Pan, Infra-estrutura e Segurança, Variedades, Tocha Pan-americana e Contagem Regressiva. Por fim, consideramos adequado sugerirmos o desenvolvimento de mídia-educação no âmbito escolar, em especial na Educação Física, a fim de ampliar as compreensões que envolvem a cultura esportiva dos alunos.