Resumo
A indisciplina é vista como um grande problema educacional e muito se tem discutido sobre este tema. A Educação Física na escola não sai ilesa deste problema, deparandose com situações cotidianas que são um entrave ao bom andamento das aulas, prejudicando o aprendizado dos conteúdos e dificultando o aprofundamento das temáticas propostas pelo professor. Visualizamos nos jogos sociomotrizes de cooperação, que oferecem vivências de participação nas quais o aluno tem que buscar junto com o(s) outro(s) resolver situações de jogo de forma colaborativa, a possibilidade de que aspectos relacionados à solidariedade, respeito e empatia estejam presentes no desenvolvimento das atividades. Assim, os objetivos desta pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do ensino fundamental e analisar se a vivência e aprendizagem de jogos sociomotrizes de cooperação e as atividades voltadas a construção de valores poderiam auxiliar na percepção e reflexão dos alunos sobre a indisciplina escolar em aulas de Educação Física. A pesquisa caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: a) diários de aula, para as observações de situações de indisciplina durante as aulas de Educação Física e, b) rodas de conversa, realizadas no início e no fim das aulas. O professor-pesquisador buscou, através das vivências dos alunos oportunizadas pela unidade didática: jogos sociomotrizes de cooperação, fomentar experiências que os alunos pudessem relacionar as atividades propostas com o contexto da indisciplina nas aulas de Educação Física. O trabalho realizou-se em uma escola pública da rede municipal de ensino de Matão/SP, com uma turma de 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental I. No final do desenvolvimento da pesquisa, chegamos às seguintes categorias de análise: 1) A indisciplina em aulas de Educação Física, que nos permitiu identificar os principais problemas de indisciplina; 2) Regras e valores atitudinais: As assembleias de construção do pacto pedagógico, durante a intervenção do professor-pesquisador foi construída com os alunos uma proposta de enfrentamento da indisciplina nas aulas de Educação Física promovendo reflexões e ações que foram importantes na conscientização dos problemas de indisciplina; 3) Os jogos sociomotrizes de cooperação nas percepções dos alunos possibilitou o reconhecimento dos alunos sobre os jogos sociomotrizes de cooperação, que têm em sua lógica interna a participação colaborativa, demonstrou a importância do desenvolvimento desses jogos nas aulas de Educação Física e permitiu identificar as percepções que os mesmos tinham sobre as atividades por eles realizadas. Concluímos que os jogos sociomotrizes de cooperação são importantes em uma proposta de enfrentamento da indisciplina e, quando acompanhados de reflexões sobre este problema pela turma envolvida, pode contribuir para resolver/amenizar situações desta natureza nas aulas de Educação Física Escolar.