Os Jogos de Tabuleiro na Escola Pública: as Três Dimensões do Conteúdo e o Desenvolvimento do Pensamento Crítico
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 1, n 1, 2015.
Resumo
Esse estudo descreve a experiência de um projeto nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram os jogos de tabuleiro. Realizado durante o 2° semestre de 2014 para alunos do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos elaboraram os jogos de tabuleiro com materiais disponibilizados pela escola e depois brincaram com esses jogos. Na dimensão conceitual foi estimulado que os discentes realizassem pesquisas sobre os temas dos jogos elaborados por eles. Na dimensão atitudinal foi analisado a influência da mídia e das novas tecnologias nos jogos e brincadeiras. Após a realização do projeto, os alunos construíram uma visão diferenciada sobre os jogos de tabuleiro e refletiram sobre a influência da mídia e das propagandas no consumo desses jogos.