Os Jogos Tradicionais e Sua Importância nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Fernanda Dias Martins (Autor), Ana Paula Moreira de Sousa (Autor), Deyvid Tenner de Souza Rizzo (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 2, n 4, 2017.
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo abordar sobre osjogos tradicionais nas aulas de Educação Física (EF). A mesma foi realizada em uma Escola Estadual, localizada na cidade de Bela Vista -MS. Foram considerados alguns objetivos específicos, quais sejam: conceituar jogos tradicionais; observar se os jogos tradicionais são (ou não) aplicados nas aulas de Educação Física e quais as metodologias utilizadas pelo professor nas aulas. A pesquisa é caracterizada como sendo de campo, de caráter bibliográfico, descritivo e qualitativo. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, feita com a professora de Educação Física, e também através de observação de dez aulas, sendo registradas em um diário de campo. A parir da coleta dos dados foram realizadas a análise dos resultados, que foram submetidos a categorização para serem considerados com devida consistência e veracidade. Foram elencadas duas categorias, que são: o lúdico e jogos tradicionais. A professora trabalha com os jogos tradicionais em suas aulas de maneira indireta, pois enquanto conhecimento do tema abordadoressaltouque em sua vida acadêmica não estudou jogos tradicionais, muitas vezes confundindo com o lúdico. A partir dos resultados encontrados, acreditamos que a professora deve buscar novos conhecimentos para que suas aulas sejam mais diversificadas em relação aos conteúdos aplicados, pois a mesma mostra ter parado no tempo, não dando continuidade no seu processo de formação continuada, buscando se atualizar, para que seus alunos tenham sempre aulas inovadoras e cada vez mais prazerosas.