Resumo

Este trabalho se propôs a investigar o processo de conhecimento no espaço pedagógico, considerando o conhecimento como um processo, onde as informações sofrem mudanças e transformações na interação entre os indivíduos, na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, nas formulação de Vigotsky sobre as mediações e sua relação com as formas superiores de pensamento. Procurou-se focalizar a relação entre o nível de capacidade do sujeito e as ações entre os sujeitos, que podem afetar seus conhecimentos e estratégias, assim como, identificar se e como novos recursos de mediação emergem. A pesquisa envolveu três momentos: no primeiro o teste de habilidades motoras amplas e o teste de percepção cognitiva: no segundo elaborou-se uma seqüência de tarefas-critério; no terceiro momento estas tarefas foram propostas às crianças em duas aulas de Educação Física, realizadas coletivamente. Os mediadores influem na aquisição da zona de desenvolvimento potencial, nas atividades perceptivo-motoras. Influências estas relacionadas a fatores como: a complexidade da tarefa, o nível real e potencial, o envolvimento de elementos fenomenais e racionais, e o nível elementar e superior dos processos de pensamento das crianças.