Resumo

Os significados e valores atribuídos a prática profissional influenciam nas decisões do treinador esportivo para aceitar, priorizar ou rejeitar atributos para sua intervenção pedagógica. O objetivo deste estudo foi verificar os motivos e significados atribuídos à prática profissional de formadores de treinador de surfe. Realizou-se um estudo de casos múltiplos com 5 formadores de duas entidades esportivas que promovem cursos de qualificação de treinadores de surfe no Brasil. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo com auxílio do software QSR Nvivo 9.2. Os resultados mostraram que os principais motivos que levaram estes indivíduos ao papel de formador foram a necessidade de qualificação dos pares para melhor desenvolver as atividades de ensino do surfe (5); preocupação em organizar o campo das escolas de surfe em constante expansão (3); e a necessidade de atender as demandas de certificação profissional para ensinar o surfe (2). Os significados de exercerem o papel de formador estão associados à responsabilidade social em contribuir na formação de outros profissionais (3); à realização pessoal enquanto cidadão (2); e ser um “facilitador” do processo de qualificação de outros treinadores (2). Concluiu-se que o ingresso na carreira de formador e os significados de exercer este papel estão ligados a aspectos de suas trajetórias com surfista e treinador de surfe, balizadas por um contexto social específico vinculado ao ensino desta modalidade, dotado de hábitos, significados, conhecimentos, interesses, valores e crenças que se configuram em uma cultura esportiva.

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