Resumo

No presente trabalho que ora expomos, procuramos estudar a evolução educativa desde as culturas primitivas, passando pelas características do orientais, indús, hebreus, egípcios, até os dias atuais, não só no que concerne aos objetivos educacionais, que pretendiam atingir, como também o modo como era conduzido o ensino.No decorrer do trabalho, analisamos a Educação Física no âmago do processo educativo, não só sob o ângulo histórico, bem como salientamos seus diferentes métodos, com ênfase àqueles que recorrem à utilização de movimentos e da música.Finalmente, analisamos na situação atual do processo educativo, o ensino individualizado, por se tratar do escopo básico deste trabalho. Nesse particular, procuramos dar ênfase a autores nacionais e estrangeiros que nas duas últimas décadas procuraram demonstrar as diferenças existentes entre o ensino tradicional e o individualizado.Após as análises, concluímos que, no decorrer do processo educacional, o ensino individualizado não está sendo aplicado à Educação Física, muito embora vários estudiosos do assunto tenham aplicado em outras áreas de ensino e obtido resultados positivos; por esta razão, sugerimos que este assunto seja mais amplamente divulgado e testado nos diferentes setores da Educação Física, Esporte e Lazer, o que por certo nos dará melhor visão do ensino individualizado nessa área da educação, não menos importante que as demais, onde o método foi aplicado.

Acessar