Resumo

Os critérios pessoais de treinadores para suas escolhas e ações pedagógicas influenciam o tipo de ambiente de treino que promove e na qualidade da aprendizagem de seus alunos/atletas. Objetivo: Analisar os pensamentos pedagógicos de uma treinadora para o ensino/treino do surf. Metodologia: Realizou-se um Estudo de Caso de uma treinadora de surf experiente, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturada para obter dados sobre suas escolhas e ações pedagógicas. Adotou-se também procedimentos de observação participante para a obtenção de informações sobre o seu dia a dia de trabalho, a serem exploradas nas entrevistas. Os dados foram analisados mediante a técnica de Análise Temática com verificação indutiva de padrões temáticos. Resultados: Os diversos critérios e escolhas da treinadora para o ensino/treino do surf, nas diferentes partes da aula/sessão, revelaram uma estrutura epistemológica manifestada nas seguintes perspectivas: colocar os alunos/atletas no centro do processo de escolha do local da aula/sessão, de seleção do equipamento, de estabelecimento de metas e de avaliação da aprendizagem; o estabelecimento de relações sociais pautadas na confiança; promoção de um ambiente de aprendizagem atraente e seguro; assim como, a valorização da experimentação e reflexão para construir novos conhecimentos. Os pensamentos e ações da treinadora se constituíam a partir de um conjunto de restrições relacionadas aos alunos/atletas e a imprevisibilidade do ambiente de prática do surf, buscando promover um ambiente seguro e ajustado às demandas de aprendizagem individuais do aluno/atleta. Conclusões: Os pensamentos pedagógicos da treinadora caracterizaram uma estrutura epistemológica complexa/sofisticada, sugerindo a existência de um processo cognitivo envolvendo as crenças, concepções e experiências prévias dessa treinadora, integradas a sua compreensão minuciosa do ambiente particular da praia em que atuava.

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