Resumo

Introdução: Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, no ano de 1808, diversas práticas esportivas foram inseridas nos país, como exemplo podemos destacar a esgrima, a dança, a ginástica, o remo, o turfe e a natação.

Objetivo: Analisar de que forma a natação, em sua forma primordial, foi sistematizada e ensinada no Brasil, considerando o contexto histórico no qual estava inserida.

Métodos: O estudo adotou como principal referencial teórico as práticas didático-pedagógicas aplicadas no processo ensino-aprendizagem nos primórdios do ensino da natação no Brasil.

Resultados e Discussão: No recorte histórico entre 1932 e 1934, mapeamos o total de cinco artigos referentes ao ensino da natação na Revista de Educação Física/Journal of Physical Education (REF/JPE).

Conclusão: Os professores, detentores de certo prestígio no campo da Educação Física, eram capazes de selecionar o conteúdo que acreditavam ser o mais importante naquele determinado período histórico para ser publicado na Revista.

Referências

Melo VA de. A Educação do Corpo nas Escolas do Rio de Janeiro do Século XIX.. 1a edição. Rio de Janeiro: 7Letras; 2020.

Neto AF. A Pedagogia no Exército e na Escola: a Educação Física (1920-1945). Motrivivência. 1999;(13): 35–62. https://doi.org/10.5007/%x.

Bourdieu P. Usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico.. 1a edição. São Paulo: Editora Unesp; 2004.

Gomes R de S, Novaes RC, Telles S de CC. Revolução de 1930 no Brasil e interfaces com a Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (1932-1934): uma pesquisa histórica. Revista de Educação Física / Journal of Physical Education. 2023;92(2): 268–280. https://doi.org/10.37310/ref.v92i2.2943.

Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). Almanaque da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx); 2021. https://www.esefex.eb.mil.br//Almanaque [Accessed 2nd July 2024].

Cassani JM, Ferreira Neto A, Carvalho LOR de, Santos W dos. Fundamentos para educação física: a circulação da biologia e da psicologia na imprensa periódica de ensino e de técnicas (1932-1960). Revista Brasileira de Educação. 2019;24: e240060. https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240060.

Pinheiro JR. Natação. Revista de Educação Física / Journal of Physical Education. 1932;1(2): 51–54.

Sobrinho C de C. A Natação e as Guerras. Revista de Educação Física / Journal of Physical Education. 1956;25(1): 3–3.

Melo VA de. Enfrentando os desafios do mar: a natação no Rio de Janeiro do Século XIX (anos 1850-1890). Revista de História (São Paulo). 2015; 299–334. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.98755.

International Olympic Committee. Johnny Weissmuller. Olympics.com. https://olympics.com/en/athletes/johnny-weissmuller [Accessed 2nd July 2024].

Pinheiro JR. Prognósticos Olímpicos de Natação. Revista de Educação Física / Journal of Physical Education. 1932;1(2): 1–1.

Silva AL dos S, Staudt JL. “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2021;35(1): 95–107. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p95-107.

Acessar