Resumo

Introdução: As aulas esportivas extracurriculares estão presentes nas escolas, especialmente nas particulares. O treinador esportivo é um agente central neste contexto de formação esportiva. Os seus procedimentos pedagógicos: comportamentos e escolhas dos métodos de ensino, podem indicar diferentes possibilidades e valores em um processo de ensino de Jogos Esportivos Coletivos (JEC). Este estudo se propõe a verificar quais seriam esses procedimentos. Objetivo: Verificar, pela descrição dos treinadores, atitudes em jogos em competições escolares e possíveis métodos utilizados na organização de uma sessão de treino para o ensino do futsal. Metodologia: Utilizou-se à abordagem qualitativa com o método da Teoria Fundamentada nos dados (TF). Foram entrevistados 7 treinadores de equipes compostas por alunos do EFII de diferentes escolas particulares, graduados em Educação Física, que participaram de pelo menos uma competição escolar de todos os últimos 5 anos (2013 a 2017). Resultados: Percebeu-se a predominância do método analítico sintético, com raras referências a utilização de atividades baseadas no método global-funcional ou situacional com processos cognitivos. As sessões de treinos descritas continham muitos exercícios objetivando o desenvolvimento de fundamentos técnicos e ao final como um prêmio o “coletivo” (jogo formal de 5x5). Em relação às ações descritas em jogos de competições escolares percebeu-se uma orientação constante, em que os treinadores “cantam” o jogo para seus alunos: onde passar a bola, onde se posicionar, como retornar para a marcação. Além de existir uma forte cobrança para o alcance de vitórias e títulos. Conclusões: Os treinadores investigados neste estudo utilizam predominantemente um método de ensino que tem pouca relação com o jogo. Desta forma os jogadores têm uma compreensão do jogo possivelmente prejudicada. Provavelmente por isso os treinadores atuam falando e orientando as ações de suas equipes, praticamente o tempo todo, durante as partidas de competições. Este estudo se aplica a esta específica realidade estudada

Acessar