Sobre
Este livro versa sobre novas perspectivas didático-pedagógicas que estão se fazendo presentes nas aulas de Educação Física escolar. A primeira parte da obra mostra os esforços realizados pelos docentes que lecionam nas Universidades para formar os/as professores/as desse componente curricular. Temas como formação inicial e continuada, estágio e PIBID fazem parte dessas análises, mostrando que esses profissionais podem discutir com os/as alunos/as das escolas sobre diversos fatores que se relacionam com as práticas corporais de forma crítica. Os capítulos que compõem a segunda parte do material sistematizam reflexões relacionadas com pesquisas realizadas no cotidiano das aulas de Educação Física. Pretendemos que os/as leitores/as possam ter acesso aos estudos mais recentes que refletem sobre os fatores que influenciam na organização de práticas pedagógicas comprometidas com a realidade da escola contemporânea. Os textos que finalizam a obra são ricas experiências pedagógicas realizadas em diferentes ciclos de escolarização da Educação Básica, desvelando como os docentes de Educação Física produzem suas ações didáticas tematizando diversificadas manifestações da cultura corporal, mesmo que muitas vezes não possuam as condições de trabalho adequadas e o reconhecimento profissional. Esperamos que os/as educadores/as interessados/as nesses textos possam usufruir de todos esses conhecimentos para transformar a sua organização curricular e refletir sobre a realidade da Educação Física, que se tornou um componente curricular de extrema importância para a formação da cidadania das crianças, jovens e adultos que frequentam as escolas brasileiras.