Resumo

Este estudo apresenta como objetivos: (a) discorrer criticamente sobre as diretrizes pedagógicas dos Programas Especiais de Educação - PEEs- do Partido Democrático Trabalhista - PDT- implantados no Rio de Janeiro a partir de 1983: (b) demonstrar que a proposta de educação física do II Programa Especial de Educação - II PEE - não apresenta consonância com os objetivos gerais designados para os Ginásios Públicos. A metodologia empregada baseia-se na análise de conteúdo (BARDIN, 1979) de materiais impressos pela Secretaria Extraordinária de Programas Especiais do Estado do Rio de Janeiro, assim como de documentos do PDT. A partir da realização do estudo concluiu-se que: (a) os PEEs do PDT implantados no Rio de Janeiro representaram um avanço no que diz respeito à construção de um projeto educacional progressista, apesar das críticas que vão desde sua utilização demagógica e eleitoreira, até o descaso e o autoritarismo para com os profissionais da educação do Estado (SEPE, 1994): (b) a proposta de Educação Física do II PEE, ao enquadrar-se no paradigma da aptidão física (COLETIVO DE AUTORES, 1993), não apresenta a intenção de colaborar na formação de cidadãos autônomos, críticos e solidários.