Resumo

Quantas horas sentado pode trazer ricos para a saúde?

Ficar sentado durante horas por dia, sem atividade física, pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Também pode afetar a qualidade do sono, a saúde mental, as habilidades físicas e cognitivas, a saúde óssea e a perda de massa muscular.

O tempo de trabalho, somado aos momentos de lazer como ler, assistir TV ou jogar jogos eletrônicos, fazem a pessoa ficar sentado por longos períodos diariamente. Sem a contrapartida de atividades físicas regulares que demandem movimento corporal e gasto energético acima dos níveis de repouso, os riscos aumentam.

O sedentarismo é um importante problema de saúde pública e relaciona-se a uma série de condições de doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física insuficiente é o 4º principal fator de risco para morte e é responsável por 3,2 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Um artigo de 2017 sugere que pessoas que passam longos períodos sentadas para trabalhar, por exemplo, têm quase 1,4 vezes mais chance de morrer prematuramente após 12 anos do que aquelas que não o fazem.

Acessar