Os Saberes Atitudinais e a Metodologia Callejera na Educação Física Escolar
Por Fabio de Moraes (Autor), Yara Aparecida Couto (Autor).
Resumo
Temos nesse artigo a apresentação dos saberes atitudinais que emergiram a partir das intervenções em aulas de Educação Física com a aplicação de uma Unidade Didática em Esportes de Invasão através da Metodologia Callejera. A Metodologia Callejera é derivada do Fútbol Callejero, tendo sua dinâmica desenvolvida a partir da realização de um jogo composto por times mistos realizado em três Tempos, no 1º Tempo são estabelecidas as regras, no 2º Tempo joga-se balizado pelas regras criadas anteriormente e no 3º Tempo temos a contagem dos pontos para o placar final. A pesquisa ação foi realizada com alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual na cidade de São Carlos, São Paulo. As observações foram registradas em um diário de campo e retomadas para uma análise qualitativa, na qual emergiram duas categorias: “Mas ele ééé boooom!” e “As meninas ficam fazendo unha!”.
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