Resumo
Este trabalho teve como tema de investigação os saberes docentes na história de vida de professores de educação física, tendo como recorte do problema de estudo ,buscar os saberes que estão presentes nas trajetórias de vida pessoal e profissional desses docentes e que influenciam na construção da sua identidade docente. No ,âmbito desse contexto os objetivos tiveram como ênfase (a) apontar os elementos constitutivos da docência que auxiliam na delimitação da identidade do professor e (b) identificar os saberes docentes presentes nas trajetórias de vida pessoal e ,profissional do professor de educação física. Na busca dessas respostas escolheuse como caminho a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, utilizando como técnica a história de vida na forma de entrevista narrativa não estruturada e semi-estruturada. O tratamento dos dados pautou-se pela análise de conteúdo dos depoimentos colhidos de 4 (quatro) professores (participantes) da educação básica ,(ensino fundamental I e II) da rede pública e privada da cidade de Rio Claro. O tempo de exercício profissional desses participantes oscilou de 3 (três) a 4 (quatro) anos e de 20 (vinte) a 26 (vinte e seis) anos, caracterizando um ciclo de vida que vai da fase da entrada e perpassa as fases da estabilização, diversificação e serenidade. Os elementos constitutivos da docência abarcaram práticas culturais ,(sociais, pedagógicas, morais) e práticas docentes decorrentes de uma socialização pré-profissional e uma socialização profissional formadora de um habitus social. Esse habitus apareceu vinculado a um corpo de saberes que perpassa o processo de escolarização formando o habitus de aluno e, posteriormente, o habitus de professor composto pelas ações didáticas, héxis corporal e postura profissional. Portanto, um habitus que se constitui na própria identidade do professor. Entretanto o corpo de saberes que compõe a identidade docente pode ser identificado nas trajetórias de vida em termos de desenvolvimento pessoal e desenvolvimento ,profissional. Entre os professores participantes os saberes docentes tiveram como embrião o habitus de "classe" e o habitus de "pequeno burguês" sedimentados na educação familiar e processo de escolarização. No âmbito desse percurso curricular de vida e educação a incorporação dos saberes abarcou a socialização primária e a socialização secundária, tendo como conteúdos os saberes pedagógicosespecíficos, curriculares e da experiência. Da análise dos participantes desta pesquisa ficou a compreensão de que a escolha profissional não foi tão clara para 3 (três) dos 4 (quatro) professores, mas que não impediram que estes ,permanecessem na carreira docente. Porém, veio em evidência que o sucesso na carreira docente pode ter sabor de "fracasso"; a escolha consciente tem sabor de ,conquista; e, que o magistério como alternativa profissional pode ter sabor para quem tem uma perspectiva. No geral forma-se um "currículo" em que as trajetórias ,dos professores foram ocorrendo dentro de um fluxo de vida em que o cotidiano, as experiências da infância e da adolescência e as exigências do meio, bem como o ,processo de profissionalização configuraram um conjunto de conhecimentos que dão sentido e constituem a tessitura de cada ser humano.