Os saberes relativos às lutas/artes marciais nos documentos curriculares oficiais da educação física Entre ausências e (in)consistências
Por Álex Sousa Pereira (Autor), Fábio Pinto Gonçalves dos Reis (Autor), Kleber Tüxen Carneiro (Autor).
Resumo
Trata-se de um ensaio teórico-científico pelo qual se lucubrou a respeito do preterimento dos saberes concernentes às lutas/artes marciais no espaço escolar. Ao percorrer a constituição histórico-epistemológica da subárea Educação Física, nota-se um conjunto de fatores sócio-históricos concorrendo ou conflitando para sua organização curricular disciplinar, incluindo tensões e disputas entre os conhecimentos que prevalecerão em seu plano de ensino, devido a variáveis as quais cooperam ou concorrem para esse acontecimento. Para adensar as conjecturas se fez o cotejamento (assistemático) dos conteúdos relacionados às lutas/artes marciais em vinte (20) propostas curriculares estaduais, de maneira a auferir sua presença e traçar tendências epistemológicas inscritas nos documentos. O quadro constatado, em linhas gerais, revelou ausências, (in)consistências e lacunas no tocante à organização e sistematização para o ensino do mote, malgrado muitas propostas dialoguem com produção científica mais recente. Espera-se, com efeito, cujas elucubrações suscitadas se somem a outras e possa (de algum modo) conferir notoriedade para sua presença na formação escolar.