Os Sentidos Pedagógicos das Aulas de Educação Física Para os Alunos do Ensino Médio do Ceja/acfn
Por Geander Franco de Araujo (Autor), Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani (Autor), Beleni Saléte Grando (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O estudo trata as práticas corporais dos jovens no Centro de Educação de Jovens e Adultos “Antônio Cesário de Figueiredo Neto”. Objetivou-se compreender a relação entre os saberes do cotidiano e as práticas desenvolvidas no âmbito da cultura corporal nas aulas de Educação Física, dando ênfase aos sentidos pedagógicos manifestados em situações de grupo, e como expressam o sentido de pertença sociocultural. Realizou-se revisão de literatura da Educação Física e Ensino Médio, destacando estudos que abordam esta relação. A pesquisa em desenvolvimento constatou a vontade da escola de realizar a Educação Física para além das orientações da instrumentalização técnica, mas o novo em vias de se realizar só é possível pela participação dos sujeitos da Escola CEJA/ACFN.