Os Significados do Projeto Esporte Cidadão de Indaiatuba-sp Para Seus Frequentadores
Por Luiz Guilherme Bergamo (Autor), Cinthia Lopes da Silva (Autor).
Resumo
O presente estudo tem como objetivo verificar e analisar os significados das atividades esportivas e de lazer para frequentadores do Esporte Cidadão do município de Indaiatuba-SP. Como procedimento metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica e de campo. O estudo tem um caráter qualitativo e quantitativo, sendo a pesquisa de campo realizada com os alunos do projeto que estão há mais de dois anos frequentando as aulas. As técnicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas semiestruturadas, observação das atividades e conduta dos alunos e diário de campo. O projeto na visão dos sujeitos participantes oferece oportunidade para a socialização, competição e diversão. Com relação ao entendimento sobre lazer, os interesses mais vinculados pelos entrevistados, são os interesses sociais. Os significados que os alunos entrevistados atribuem às atividades do projeto se remetem à procura de relacionamentos, de querer socializar-se mais, buscar novas amizades, conseguir trabalhar em equipe e saber lidar com pessoas.
Referências
ATHAYDE, P., PASSOS, F. Esporte e políticas públicas sociais no Brasil: uma discussão sobre cidadania e emancipação humana. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 3, jul./set. 2018.
BORGES, C.N.F. Educação cidadã pelo lazer: a contribuição das políticas públicas de esporte e lazer. Licere, Belo Horizonte, v.20, n.1, mar/2017. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1599
CAMARGO, L. O. de L. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1986.
DUARTE, R. Pesquisa Qualitativa: Reflexões sobre o Trabalho de Campo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 139-154, março/2002.
DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
HELAL, R. O que é Sociologia do Esporte. São Paulo: Brasiliense, 1990.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora Unijuí, 1994.
LOPES, T. B.; SANTOS, D. C. S. dos; ISAYAMA, H. F. Reflexões sobre política social e a política de lazer no Brasil. Licere, Belo Horizonte, v.19, n.3, set/2016. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1297
MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.
______. Estudos do lazer: uma introdução. 2. ed., ampl. Campinas: Autores Associados, 2000.
______. (org.) Formação e Desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Campinas: Papirus, 2001.
______. Algumas aproximações entre lazer e sociedade. Animador Sociocultural: Revista Iberoamericana Lazer e Sociedade. Rio de Janeiro, 2007.
______. Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008.
______. Estudos do lazer: uma introdução. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
MELLO, A. S.; SILVA, J. S. S.; JORGE, R. S.; SCHNEIDER, O.; SANTOS, W. dos. Representações sociais dos participantes de projeto esportivo de Vitória. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 399-412, abr./jun. de 2018.
MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 1994.
SANTOS, R. F. dos; SILVA, C. L. da. Os significados dos projetos de esporte e lazer para os alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Licere, Belo Horizonte, v.21, n.1, mar/2018. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1777
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
SILVA, E. A. P. C. da, et al. Percepção da qualidade do ambiente e vivências em espaços públicos de lazer.Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Brasília, UnB, v. 38, n. 3, p. 251-258, 2016.
STIGGER, M. P. Políticas sociais em lazer, esportes e participação: uma questão de acesso e de poder; ou subsídios para tomar uma posição frente a pergunta: “são as políticas públicas para educação física, esportes e lazer, efetivamente e políticas sociais”? Motrivivência. v.10, n. 1, 1998.
TUBINO, M. J. G. O que é esporte: uma enciclopédia crítica. Coleção primeiros passos. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. v. 276.
VELOZO, E. L. Cultura de movimento e identidade: a educação física na contemporaneidade. Tese (Doutorado em Educação Física). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - Campinas, SP: [s.n], 2009.