Resumo

Diante dos novos significados e exigências propostos para a Educação Física na atualidade, as professoras e professores se deparam com atribuições nem sempre percebidas no passado, como a organização e sistematização de um currículo que atenda às necessidades dos estudantes ou a adequação da metodologia de ensino, o que envolve o uso de novos materiais didáticos. Durante muito tempo, os materiais didáticos utilizados nas aulas de Educação Física pareciam estar restritos aos implementos esportivos. Entretanto, tais recursos podem abranger uma infinidade de materiais que são utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, como: mapas, vídeos, músicas, livros didáticos, textos, entre outros. Os materiais didáticos são bastante utilizados em outras áreas do currículo escolar e, atualmente, é possível verificar o surgimento de diversas iniciativas, envolvendo tanto o setor público como o privado, que têm estimulado ou exigido que os professores de Educação Física utilizem tais materiais. Assim, por iniciativa própria ou por uma imposição da rede de ensino na qual atua, muitas professoras e professores de Educação Física enfrentam, atualmente, a necessidade de utilizar diferentes materiais de ensino. Diante dessa nova realidade que se apresenta, surgem as seguintes inquietações: quais são os materiais didáticos utilizados pela professora de Educação Física? Como ocorre o processo de seleção e de utilização desses materiais? Qual o significado que essa professora atribui aos materiais didáticos na configuração de sua prática pedagógica? Nesse sentido, a presente pesquisa destinou-se a compreender o significado dos materiais didáticos na prática pedagógica de uma professora de Educação Física escolar. Especificamente, a pesquisa destinou-se a identificar e analisar os materiais didáticos utilizados nas aulas; compreender o que influencia a seleção e utilização desses materiais; compreender e aperfeiçoar a prática pedagógica da professora colaboradora, frente à utilização desses materiais; conhecer e experimentar os referenciais da pesquisa colaborativa e pedagógica, a utilização de narrativas autobiográficas e a influência dessa perspectiva de pesquisa frente a minha futura ação como formadora de professoras e professores de Educação Física. Para atingir tais objetivos foi realizada uma pesquisa colaborativa, pautada na abordagem qualitativa. Assim, realizamos um estudo de caso no qual foi investigado uma professora de Educação Física, por meio da observação das aulas, de narrativas autobiográficas, de entrevistas de explicitação e da análise de imagens, as quais foram analisadas pela técnica de análise temática. Foi possível identificar que, atualmente, existe um vasto acervo de materiais didáticos disponíveis na área da Educação Física; o material didático pode ser uma importante ferramenta para concretizar os objetivos de ensino do professor e sua utilização está muito associada às novas demandas da Educação Física que visam superar o paradigma da aptidão física e da esportivização; os objetivos para a utilização desses materiais podem estar relacionados à necessidade de ilustrar ou facilitar a seleção de temas e conteúdos; estimular a construção de conceitos; oferecer fonte de apoio; estimular a participação familiar, bem como, diversificar as experiências corporais. Foi possível concluir que, a presente pesquisa pode contribuir para a Educação Física Escolar. Ela inova quando traz para a cena o material didático que, por vezes, é negligenciado nas aulas de Educação Física. Ao relacionar o material didático, conectado à prática pedagógica, é possível perceber a sua relevância e como assume um elemento essencial que permite concretizar as intenções pedagógicas.

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