Os tipos de jogos
Parte de Jogos, Recreação e Lazer . páginas 27 - 36
Resumo
Conhecer os jogos, suas estruturas e as diferenças que existem entre eles pode ajudar nossa ação pedagógica e o planejamento de nossas aulas. Como já falamos, as atividades lúdicas são fundamentais na Educação Infantil e devem ser planejadas de forma inteligente para oferecermos um maior número de vivências para nossas crianças. Divergindo de muitos autores, acredito que, na escola, as atividades lúdicas e recreativas devem estar ordenadas de forma a desenvolver todas as habilidades e competências de nossos alunos. E isso só acontece quando temos uma visão organizada e planejada dessas práticas. Desculpem se repito esta ideia, mas tenho visto algumas confusões entre trabalhar as brincadeiras em sala de aula e transformar a ação pedagógica em uma brincadeira. Esta última possibilidade, por sinal, representa a minimização da ação dos jogos, reduzindo-os apenas a promotores de motivação e alegria. Não que isso não seja importante, mas sabemos que os jogos e atividades lúdicas podem ajudar bem mais no desenvolvimento global e integral da criança. Aproveito também para dizer que esta organização por tipos de jogos e atividades lúdicas é uma síntese das minhas observações e estudos feitos ao longo de 23 anos em sala de aula, nos quais sempre trabalhei o jogo como a base da aprendizagem cognitiva e afetiva