Os Usos da Análise de Conteúdo na produção científica da Educação Física brasileira
Por Oromar Augusto dos Santos Nascimento (Autor), Fernando Resende Cavalcante (Autor), Dennia Pasquali (Autor), Moisés Resende (Autor), Ari Lazzarotti Filho (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 43, n 1, 2021.
Resumo
Objetivou-se com esta pesquisa analisar o uso da técnica de Análise de Conteúdo nas produções científicas veiculadas em periódicos da Educação Física brasileira. Recorreu-se a uma pesquisa exploratório-descritiva, que teve como corpus empírico de análise 222 artigos publicados no período de 2007 a 2017. Os principais resultados indicam crescimento no uso da técnica, Laurence Bardin como principal referência e poucos índices de explanação da técnica metodológica. Conclui-se que a Análise de Conteúdo ganhou espaço no campo da Educação Física ao longo dos anos, as pesquisas apresentam a técnica de forma breve e têm incorporado o apoio de softwares nas análises, mas ainda com pouca representatividade.