Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre a necessidade do trato dos valores nas aulas de Educação Física em conjunto com os licenciandos participantes do programa de Residência Pedagógica (PRP) e, como objetivos específicos, construir e desenvolver ações didáticas para as aulas de Educação Física, buscando proporcionar aos alunos da educação básica uma formação mais crítica e humanizada em relação aos componentes da cultura corporal de movimento. O método utilizado foi de caráter qualitativo e do tipo etnográfico. A preceptora e quatro licenciandos integrantes do PRP participaram da pesquisa. O estudo foi desenvolvido nas aulas de Educação Física de uma escola municipal da cidade de Rio Claro, São Paulo. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com registros no diário de campo e grupo focal, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), com o emprego da técnica de categorização temática. Três categorias foram criadas, sendo elas Valores, família e sociedade; Valores e Educação; e, por fim, Valores e Educação Física. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos limites e possibilidades para o alcance dos objetivos propostos. Como limites, destacam-se o ensino de valores para a melhoria da socialização sem o comprometimento com a justiça social; a análise ingênua e superficial do cenário político, das políticas educacionais e da escola pública brasileira; e a consideração do ensino de valores nas aulas de Educação Física como prática espontânea para a resolução dos conflitos. As potencialidades se referem à compreensão da escola como responsável pelo desenvolvimento do ser humano; ao trabalho colaborativo entre a preceptora e os participantes, que proporcionou aos alunos da escola a superação de valores tradicionais das aulas; e ao desenvolvimento de uma prática pedagógica com base no respeito, diálogo, contextualização, afetividade, diversidade e relações de gênero. Considera-se que foi possível encontrar brechas no PRP para propiciar aos licenciandos, à preceptora e aos alunos da escola uma educação que busque encontrar caminhos para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Para a realização do produto educacional foi utilizado o programa de apresentação Sway, cuja finalidade é compartilhar com outros professores as reflexões sobre o trato de valores nas aulas de Educação Física escolar.

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