Resumo

É no exercício da atividade acadêmica, nas relações que estabelece com os corpos discente e docente, nos vínculos que estabelece em seus trabalhos práticos junto às empresas, nos estágios e nas vivências de “Outdoor education”, que os acadêmicos do Curso de Administração aprendem a mobilizar e entregar seus conhecimentos e habilidades. Partindo desta idéia central, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a metodologia de “Outdoor Education” à luz das competências, propostas no projeto pedagógico do curso de Administração e Negócios da Unisul Business School (UBS), de Florianópolis, (SC), analisando a importância de ambas no processo de ensinoaprendizagem dos alunos. Este estudo qualitativo constou de pesquisas bibliográfica e de campo. A bibliográfica constou de levantamentos sobre a temática em questão. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de observação participante e questionários com perguntas abertas aos alunos do módulo II da UBS. As observações foram realizadas em um final de semana em Santo Amaro da Imperatriz (SC), local onde os alunos realizaram trilhas, rafting e cascading, tendo sido observados seus comportamentos, com foco em algumas competências específicas. A análise dos dados foi feita inter-relacionando os resultados encontrados com o referencial teórico que foi levantado durante o procedimento deste estudo. Percebeu-se que a maioria dos alunos compreendeu que as atividades de aventura requeriam a manifestação de comportamentos semelhantes aos requeridos de um estudante de Administração. Por meio do contato com a natureza, sem conforto e com desafios a serem superados, bem como limites pessoais, físicos e/ou psicológicos, os alunos perceberam que tal situação promoveu-lhes desenvolvimento pessoal. Isto indica que as vivências foram percebidas pelos alunos como educativas, no sentido de serem transformadoras. O rafting, a trilha e o cascading foram oportunidades férteis para a observação e a vivência de competências e habilidades trabalhadas no curso de Administração como um todo. Esta investigação mostrou que a disciplina de “Outdoor education”, inserida no Curso da UBS, caminha em sintonia com a proposta inovadora da instituição, criando condições estimuladoras para que os alunos consigam "ultrapassar fronteiras", conhecendo práticas diferenciadas, experimentando novas sensações e emoções. Situações estas que os potencializarão para o mercado empresarial.

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