Outras Cidades

Por: .

Atlas do Esporte do Maranhão.

Send to Kindle


OUTRAS CIDADES

BACABAL

Cláudia Lima Viana

Maria Benedita de Carvalho

         

1996 Laumir Moura de Miranda veio passear em Bacabal, e no mesmo ano foi convidado a dar aulas de educação física esportiva na escola Monteiro Lobato o observou que não se jogava basquete na escola e também na cidade, a partir deste ano começou a treinar os times dessa escola, de 5ª a 8ª serie e 1° ano a 3° do ensino médio sendo o pioneiro a praticar o basquete.

1997 setembro – O Basquete é incluído nos Jogos Interclasse daquela Escola. Só se joga internamente nos chamados jogos escolares que acontecem todos os anos na mesma data.

- É praticado amadoramente entre os sócios da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e na Koping.

BOX

Professor Laumir Moura de Miranda, natural da cidade de Carolina – MA começou a praticar basquete no Exército – 50 Bis Batalhão de Infantaria de Selva- na cidade de Imperatiz-Ma, no ano de 1995. Relatou que o jogo era elitizado só quem jogava basquete era de tenente ou patente superior. Participou das olimpíadas do quartel chamada olimpíada tocantina as quais se realizaram na cidade de Imperatriz-Maranhão.

          

Maria Benedita de Carvalho – Benor – Bene – seleção brasileira de Basquetebol

DOM PEDRO

Artenísia Gomes Montel, Diana Rodrigues do Nascimento; Dirce de Sousa Mendes,

Leide Francisca de Oliveira

1992 o empresário Charles Antonio R. de Lima funda o Náutic Club, instalando material básico para a prática do Basquete;

1993 Joab C. P. Barreto e alguns amigos começam a jogar basquete de maneira rústica na Praça Teixeira de Freitas, Rua Engenheiro Rui Mesquita;

1994 o grupo de Joab se fortalece com a presença de Márcio Rodney C. P. Barreto, Ric hard Harrisson R. de Lima, João conhecido como Dandão, Roberto Ferreira Valverde e outros, que passam a jogar no Nautic Club;

1995/1996 com o fechamento do Nautic Club, e alguns componentes do grupo ir estudar fora, o grupo deixa de jogar;

1999 os estudantes Luis Paulo R. de Sousa, Evandro Barros e Paulo Henrique resolvem improvisar um aro e jogar Basquete (Arremessos) na Rua Jorge Fernandes, em frente ao Clube Pindorama; a atividade durou apenas três meses.

GUIMARÃES

Antonia Maria Farias, arice Moreira Maciel,

Denildes Teixeira França

1970 – o Basquete foi trazido para esta cidade por um canadense chamado Jorge, que começou a treinar com grupos de pessoas aos finais de tarde, como forma de lazer.

1980 – Vespasiano Abreu da Hora, funcionário da SEDEL, ministrou um curso de educação física para professores, incluindo dentre as modalidades, o Basquetebol.

1981 – Realizada a primeira Mini-Olimpiada na unidade escolar Nossa Senhora da Conceição, havendo competições interclasses, sendo organizada pelos professores Rui Moreira, Pereira, Izabel Pinheiro, Regina Assunta e outros.

1982/2004 – o Basquete continua sendo praticado nas escolas somente com competições escolares, no período de campeonatos de ano em ano.

2005 – as competições continuam sendo importantes, levando os alunos a terem um desempenho máximo para defenderem suas equipes, com as disputas acontecendo entre classes e turnos.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.