Pacientes com a Doença de Parkinson São Capazes de Melhorar Seu Desempenho em Tarefas Virtuais do Xbox Kinect®: Uma Série de Casos
Por Felipe Augusto dos Santos Mendes (Autor), Lilian Arduini (Autor), Aparecida Botelho (Autor), Mariana Busche da Cruz (Autor), Clarissa Cardoso Santos-couto-paz (Autor), Sandra Maria Alvarenga Anti Pompeu (Autor), Maria Elisa Pimentel Piemonte (Autor), José Eduardo Pompeu (Autor).
Em Motricidade v. 11, n 3, 2015. Da página 68 a 80
Resumo
A utilidade dos videogames na reabilitação de pacientes com Doença de Parkinson (PDP) vem sendo demonstrada. Contudo, a discussão sobre a seleção dos jogos utilizados ainda é escassa, embora fundamental para recomendação de seu uso terapêutico. Não foram, até o momento, encontrados estudos sobre a utilização do Xbox Kinect® (XK) na reabilitação de PDP. O objetivo deste estudo foi investigar as modificações de desempenho de PDP, decorrentes do treino, por meio das mudanças nas pontuações de jogos do XK, em cada sessão. Sete PDP em estágios leve a moderado realizaram 14 sessões de treinamento em quatro jogos previamente selecionados. As pontuações foram registradas para análise da curva de desempenho entre as sessões. Foram feitas análises de variância para medidas repetidas considerando-se um grupo e 14 sessões, seguidas por testes Post Hoc Tukey-Kramer para verificar as diferenças entre as mesmas (p≤ 0.05). Os resultados mostraram que os PDP melhoraram seu desempenho em todos os jogos, porém em momentos diferentes. Concluiu-se que os PDP do presente estudo mostraram capacidade de melhorar o desempenho em jogos do XK, mas que a melhora depende das demandas e da presença de fatores facilitadores da aprendizagem, reforçando a importância da sua escolha com propósito de reabilitação.