Padrão de Actividade Física de Escolares
Por Simonete Pereira da Silva (Autor), Maria Magalhães (Autor), Rui Manuel Garganta (Autor), André F. Teixeira Seabra (Autor), Alcibíades Bustamante (Autor), José Antonio R. Maia (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 8, n 2, 2006.
Resumo
O presente estudo teve como principal objectivo inventariar o padrão da actividade física habitual de crianças em contexto escolar. O estudo foi realizado com crianças do 4º ano do ensino básico em duas escolas do Município de Vila Nova de Gaia/Portugal, com uma amostra constituída por 49 crianças de ambos os sexos, com idade média de 10 anos. O instrumento utilizado foi o acelerómetro portátil (Tritrac-R3D), colocado na cintura das crianças durante cinco dias. Os procedimentos estatísticos utilizados foram as medidas descritivas habituais (média, desvio padrão, frequências absolutas e relativas) e o t-teste de medidas independentes Os principais resultados foram os seguintes: (1) as crianças evidenciaram durante o período escolar um predomínio de actividade física de intensidade baixa, não realizando, no mínimo, 30 minutos de actividade física moderada a vigorosa diária; (2) os meninos apresentaram valores significativamente (p>0.05) mais elevados do que as meninas de actividade física moderada a vigorosa no recreio; (3) as crianças, mesmo em sessões organizadas de Educação Física, apresentaram um padrão de actividade física caracterizado pela sua baixa intensidade, não despendendo pelo menos 50% do tempo total da aula em actividade física moderada a vigorosa; (4) o dispêndio energético não expressou um comportamento diferente nas sessões organizadas de Educação Física e nos momentos de actividade livre de recreio.